Nogueiró e Tenões

João Azevedo, engenheiro, 29 anos

Caras e caros fregueses da União de Freguesias de Nogueiró e Tenões,

O meu nome é João Azevedo, sou Engenheiro Electrónico e vivo nesta União de Freguesias desde os meus 6 anos. Tendo crescido aqui, apercebi-me da dualidade da nossa terra, onde o rural e o urbano coexistem, mas mantém as suas características únicas.

Devido a essas diferenças, apresento-me com um projeto que visa aumentar a coesão entre estas duas realidades, ampliando o sentido de pertença de todos nós a este território. Por isso, considero necessário criar um território onde todas as pessoas sejam ouvidas e tenham oportunidade de influenciar o espaço público, e sintam que lhes pertence. Um território onde haja uma mobilidade sustentável: com passeios seguros e bem mantidos, passadeiras sinalizadas e adaptadas nos sítios onde realmente fazem falta, e a melhoria da oferta dos transportes públicos, com a sua extensão a zonas ainda não servidas por eles e com horários de funcionamento noturno.

A nossa candidatura quer melhorar a resposta às necessidades socias mais urgentes: aumento da oferta de creches, apoio às escolas e jardins-de-infância, criação de mais parques infantis e melhoria dos existentes, programas de dinamização desportiva, reforço do apoio a idosos, pessoas com deficiência e famílias em situação de vulnerabilidade. Propomos o aumento da oferta de hortas comunitárias, bem como a criação de bosques de espécies autóctones de gestão comunitária, onde a população possa usufruir de uma zona florestal de lazer e onde se possam plantar pequenos núcleos de árvores de fruto. O nosso território tem uma reconhecida ocupação milenar, de que o Castro do Monte da Nossa Senhora da Consolação é o exemplo máximo. Defendemos que ele deve ser alvo de novas pesquisas arqueológicas, bem como de cuidadosa conservação e valorização no contexto bracarense.

A antiga Escola D. Luís de Castro passou a ser pertença do Município. Propomos que seja posta ao serviço da União de Freguesias com a criação de um Museu que albergue três valências: arqueologia, etnografia e dinamização cultural.

Esta candidatura tem a convicção que uma melhor União de Freguesias é possível, mais próxima de todos os seus habitantes, mais solidária, valorizando o nosso património, cultura e tradições, criando um território mais coeso e interligado.

Composição da lista

1 - João Afonso Magalhães de Azevedo
2 - Elsa Cristina Magalhães Coelho
3 - Rodrigo Martins Pinto de Azevedo
4 - José Maria Carvalho Machado
5 - Arminda Martins Fernandes
6 - José António Amaral Pedras
7 - Andreia Filipa Faria Gonçalves
8 - Cândida Filomena Pereira Batista
9 - José Gomes Dias
10 - David Manuel Henriques Regueiras
11 - Vanessa Fernandes Brandão
12 - Marta Luísa Macedo Calejo

Voltar à lista de freguesias